Marcos Tecora Teles

Marcos Tecora Teles

Friday, January 04, 2013

Lia 100121 - Meu Próximo Livro!

Foto internet

Trechos :

“... as crianças com bandeirinhas nas mãos olhavam pra cima, observando os aviões que iriam trazer nossos heróis. Mas naquela hora, já eram os alemães cruzando o céu da Polônia...”.
"Lia Goldstein"

Lia 100121


Um trecho.


- Era 30 de agosto de 1939, foi o dia em que começou a Segunda Guerra mundial, para nós crianças polonesas, foi uma festa, acreditávamos, no poder bélico do bravo exército polonês, o rádio afirmava que a Polônia rapidamente libertaria o mundo, destruindo Adolf Hitler, estávamos preparados para uma grande festa cívica,

prontos para homenagear nossos heróis nacionais. Mas mentiram para o povo polonês, nosso exército já havia sido derrotado, a Alemanha já marchava sobre a Polônia, um dia de batalha, foi o que restou de consolo. Eu tinha 14 anos e já entendia muitas coisas, fui bem-nascida, tinha tido até ali uma educação privilegiada para alguém de minha idade e até para os padrões europeus daquela época, com pouca idade eu falava razoavelmente inglês, francês e alemão por influência de minha mãe professora de literatura e que viveu muitos anos em Paris.
Eu também já havia ido há varias cidades da Europa tínhamos parentes espalhados por vários países.
Mas pouco tempo depois tiraram todos os judeus de suas casas, amontoaram todos em guetos. Essa é uma parte triste da história do meu povo e da humanidade que todos já sabem, mas o que posso garantir è que o povo judeu sabia que algo poderia ser feito, mas o papa Pio XI foi corrompido pelo dinheiro dos nazistas e fez de tudo para não deixar que a Polônia pudesse se defender, o Vaticano agiu assim; aos nazistas tudo, aos judeus isolamento ou extermínio.
Durante a invasão alemã minha família tentou fugir, fomos denunciados pelos “volksdeutsche” - alemães – poloneses, eles conviviam conosco, mas descobrimos que nos odiavam por sermos judeus.
Fomos jogados no gueto de Varsóvia e lá ficamos muito tempo, foi sofrido demais, mais dolorido e mais desumano do que contam os historiadores, só quem sobreviveu aquele horror sabe o que foi um gueto.
Numa manhã os soldados da SS chegaram e foram mandando todos para fora, os judeus seriam levados, para Auschiwitz, para um campo de concentração.
Os soldados nos empurravam para dentro dos vagões, algumas pessoas eram pisoteadas e morriam ali mesmo, quando um vagão entupia de gente, eles atiravam e matavam muitos para que sobrasse mais espaço.
Com fome e com frio seguimos para o inferno, muitos morreram dentro dos vagões.
Quando chegamos ao inferno os demônios nos arrastavam para fora do trem, nos colocavam em fila e iam fazendo uma “seleção”.