Marcos Tecora Teles

Marcos Tecora Teles

Wednesday, August 28, 2013

A Bolsa de Guardar Estrelas



A Bolsa de Guardar Estrelas

Existe um tempo em nossa infância que muitas coisas inexplicáveis acontecem com a gente. E no fundo, quem quer explicar?Apenas vivemos...e também, depois que crescemos nossa memória não consegue mais nos trazer as imagens da primeira infância.

Não me recordo muito bem. Nem quando,nem como. Sei que já fui pequenino.
Uma vez viajei para a casa dos meus avós ,no interior da Bahia. Passei alguns dias maravilhosos por lá. No dia da viagem de volta,minha avó Idalina me chamou lá nos fundos da casa e me deu de presente uma velha bolsa de couro.
Recebi aquele presente sem entender direito a utilidade de tal objeto.
Minha avó Idalina ,sorriu entendendo minha dúvida e inquietação e me disse com voz delicada:
- Essa é uma bolsa valiosa,ela é para guardar estrelas.
Fiquei ainda mais curioso e lhe perguntei:
-Como assim,vó? Pra guardar estrelas?
-Quando a noite estiver muito,muito estrelada fique de olhos bem arregalados,você vai poder ver as estrelas caírem do céu.
-Estrelas caem? Porquê vó?
-No céu nem sempre tem espaço para tantas estrelas. Elas crescem e vão empurrando umas às outras. As mais fraquinhas por não terem forças para se segurar,sempre se soltam. Por isso você tem que ficar atento,quando alguma cair,corra depressa,pegue-a com cuidado e coloque-a na bolsa. A bolsa não deixa que elas se apaguem.

Lembro que a noite era clara. E eram tantas as estrelas, que pareciam querer encobrir todo aquele céu. Lembrando das palavras de minha avó,fui lá dentro de casa e peguei a velha bolsa que eu havia deixado debaixo da cama.
Fixei os olhos lá no alto e uma luz veio descendo,descendo até cair no meio do taboal que existia em frente a minha casa. Corri como louco,peguei a pequena estrela e a coloquei rapidamente na bolsa.
Durante algum tempo,pegar e guardar estrelas era minha distração.
Logo a notícia se espalhou e pessoas de todos os cantos do mundo vinham até minha casa,somente pra ver as estrelas que eu guardava na velha bolsa.

O tempo passou muito rápido,eu cresci e guardar estrelas, era para crianças,não para rapazes. Mesmo assim,de vez em quando eu ia lá,abria a velha bolsa e olhava o brilho que vinha de dentro.
O tempo continuava passando rápido demais e, guardar estrelas era coisa para crianças,não para homens.
Um dia fui olhar a velha bolsa,lá não havia estrela alguma. Elas se apagaram e até a velha bolsa parecia ainda mais velha...parecia triste.

Quando crianças sempre temos algo para guardar alguma coisa.Alguns possuem um baú,uma caixa, ou mesmo uma velha bolsa para... guardar estrelas.
Quando crescemos,sem saber, ganhamos um pequeno vaso invisível,onde a gente guarda as lágrimas que choramos nos nossos dias mais tristes,mas também, o sorriso mais feliz que demos em nossa infância.

E hoje chegou uma notícia. De que uma garotinha na Palestina,possui uma velha bolsa... De guardar estrelas...