Marcos Tecora Teles

Marcos Tecora Teles

Monday, July 23, 2012

Até As Flores Eram Cinza...



Existem coisas que nasceram para dar errado. Tudo conspira contra, o tempo está sempre contra, a natureza humana também está sempre contra.
Por vezes não sabemos e não descobriremos os verdadeiros motivos de tanta contrariedade, tantos espinhos no caminho e tantos abismos intransponíveis. Simplesmente as coisas dão errado e ponto final.
Perus é um desses lugares que foram talhados para dar errado...
No começo era a famigerada fábrica de cimento, que acinzentava o ar, os rostos e as flores. Tudo era de um cinza doentio...
Depois o bairro recebeu um golpe que deixaria aberta uma ferida que iria doer para sempre, Perus recebeu na calada das madrugadas um cemitério, onde a ditadura depositava os cadáveres de seus crimes.
E por último, como se já não fosse o bastante, Perus passou a receber o lixo da cidade. Nasceram os lixões de Perus, o bairro era agora o esgoto da cidade de São Paulo.
Realmente Perus nascera fadado ao fracasso...
Mas em 2006 um homem desembarca em Perus e faz uma caminhada solitária pelas ruas do bairro, como todo visitante, observou as dificuldades... E chorou em silêncio...
Esse homem ajudou a organizar a comunidade, mostrando a todos que era possível transformar tudo aquilo e assim foi feito...
Hoje Perus não é mais o esgoto da cidade, o lixão acabou, no lugar ficou o dinheiro gerado pelos créditos de carbono. O cemitério clandestino é uma página da história do Brasil que será mantida na memória para que nunca nos esqueçamos da luta de muitos.
E pra falar das flores...
As flores de Perus não são mais cinza, hoje as flores são vivas.
Ainda falta fazer muitas coisas no bairro, mas ninguém mais abre mão de tudo que foi conquistado. A comunidade está aprendendo a ser dona do seu próprio destino.
O homem que chorou em silêncio nas ruas de Perus chama-se José Police Neto, é vereador pela cidade de São Paulo, está no seu segundo mandato e é candidato à reeleição. José Police Neto entregou para as pessoas de Perus o que todos nós queremos. Que o nosso bairro seja realmente nosso.
Parecia que Perus nascera fadado ao fracasso, o povo mostrou que não. Perus é hoje um bairro vivo!